segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Crisma é ministrada por Dom Gilson após longo período de preparação


Por Felicidade Maria dos Santos Nery Santos,
catequista de crisma

Após 15 meses de preparação através de encontros semanais, retiros e participações nas atividades litúrgicas e movimentos da nossa paróquia, 73 jovens e adultos das comunidades, envolvendo sede e zona rural, confirmaram a sua fé. A solenidade aconteceu na igreja Matriz do Senhor Deus Menino no dia 09/12/12, às 10:00h, num clima de muita emoção e alegria, presidida pelo bispo, Dom Gilson Andrade. Crisma – Sacramento do Espírito Santo por excelência – é considerado um sacramento de opção cristã para jovens e adultos. Durante a preparação dos crismandos, busca-se atingir objetivos tais como:
I.   Incentivar e aprofundar a opção por Cristo, caminho, verdade e vida;
II. Despertar para uma espiritualidade que leve à abertura aos dons do Espírito Santo;
III.   Formar para o engajamento na comunidade e o testemunho cristão na sociedade.
O sacramento recebe este nome devido ao óleo que é abençoado na quinta feira da semana santa. Este óleo tem por nome "óleo do Crisma".
 "Crisma" é uma palavra grega que significa "unção". Crismar é, portanto, ungir e, a pessoa ao ser ungida, recebe os dons do Espírito Santo.
Por isso, receber o Crisma não é receber um diploma de final de curso. E quem assim procede não percebeu o que é a força do dom do Espírito Santo neste sacramento. Portanto, se para você, crismar-se é apenas receber mais um sacramento ou um certificado a mais para a sua coleção, não chegou ainda o tempo da sua crisma!
            Crismar-se, pois é acima de tudo, não mais ser indiferente, nem anônimo, mas um cristão autêntico. É passar para a linha de frente com decisão e coragem, sem medo ou vergonha de dizer que é cristão e, assumir a luta por um mundo melhor, deixando-se guiar pelo Espírito Santo na divulgação e vivência do reino de Deus aonde quer que esteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário