domingo, 2 de outubro de 2011

Festa de São Félix acontece em Igreja completamente reformada

Missa celebrada por Dom Gregório
A festa em louvor a São Félix de Cantalice, que este ano trabalhou o tema: “A Vida de Jesus Cristo nos Discípulos Missionários”, que foi inspirado no Documento de Aparecida, aconteceu de 16 a 25 de setembro. Sendo que o dia 16 teve uma comemoração especial, pois na missa de abertura da festa aconteceu também a reinauguração da Igreja de São Félix. As missas e o novenário foram bem participativos, contando com a presença de muitos fiéis.
Durante o novenário, que foi do dia 17 a 24, algumas famílias da nossa cidade foram às patrocinadoras e homenageadas, sendo: Família Fiúza, Soares, Ferreira, Almeida, Santos Rodrigues, Pereira, Cruz, Souza, Góes, Sant’Anna, Madureira, Sacramento, Guimarães, Araújo, Lafite, Santos, Matos, Fraga, Cerqueira, Sena, Alves e também a Prefeitura Municipal. Os pregadores do novenário foram de diversas cidades da região.
Missa de encerramento da festa

A procissão atraiu muito fiés
Dia 25, data maior da festa, o Bispo Dom Gregório Paixão celebrou a missa de encerramento às 16:00h, depois teve uma procissão que seguiu pelas ruas da nossa cidade, finalizada com a benção do Santíssimo, ao lado da Igreja de São Félix. A Festa de São Félix foi realizada pela Comissão de Festas, como o apoio da Paróquia.
A Reforma da Igreja durou um período de 8 meses, sendo de janeiro a setembro deste ano. Reformou o telhado, pintura interna e externa, colocou piso na frente, luminárias, reforma de castiçais. O trabalho foi realizado pela paróquia do Senhor Deus Menino, com recursos próprios e ajuda dos fiéis.
O novenário teve a presença de pregadores da região: dia 17 - Pe. Thierry, de Santiago do Iguape; 18 – Monsenhor Walter, de Santo Amaro; 19 – Diácono Renato, de Cabeceiras do Paraguaçu; 20 – Diácono Washington, de Cruz das Almas; 21 – Pe. José, de Muritiba; 22 – Pe. Francisco, de Saubara; 23 – Pe. Jurandir, de Cabaceiras do Paraguaçu; e 24 – Pe. Matheus, de Maragogipe.


Imagem de São Félix de Cantalice
Quem foi São Félix de Cantalice

São Félix de Cantalice, patrono da cidade de São Félix, nasceu no ano de 1513, em Catalice, em Roma. Ele era filho de humildes camponeses, teve uma infância de trabalho árduo no campo e não aprendeu a ler, um amigo que lia para ele, quando necessitava, mas foi muito admirado pela sua humildade e simplicidade de vida. Voltado à oração, e com sua inclinação religiosa, aos 27 anos, entrou em um convento de capuchinhos, na qualidade de irmão converso. Foi mais tarde enviado a Roma, onde passou 40 anos fazendo parte de um convento, pedindo esmolas para distribuí-las aos pobres e doentes para confortá-los a noite. Morreu com 74 anos, no dia 18 de maio de 1587.

2 comentários:

  1. Meu nome é Dilermando Lemos Costa, 78 anos, nascido e batizado em São Félix,.Frequentei a Igreja e estudei na Escola Paroquial.Fui coroinha até os doze anos.Gostaria que alguém de São Félix, me enviasse por e-mail: dilaclemos@gmail.com- fotos dos bancos da Igreja de São Felix ou da de Deus Menino, onde me casei em 1963, e fu morar em Muritiba,depois sendo transferido para Ruy Barbosa, Conceição do Almeida, e Euclides da Cunha, quando saí do Baneb, e voltei para Salvador em 1972. O meu interesse, deve-se ao fato, de que os bancos da igreja, foi desenhado por mim, juntamente com Frei Lamberto Lamboy.Obrigado a quem me fizer esse favor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho de minha terra, estou impossibilitado de andar por conta de um AVC em 31/07/2010. Das famílias citadas no primeiro parágrafo, me lembro bem da família Ferreira, de Alvaro Ferreira, Almeida, Rodrigues, Góes, Santana (Aurélio Santana) Guimarães(Vavá Guimarães) Lafite (Gildásio Lafite) Matos,Fraga(Apolo Fraga e seus filhos Walter,Paulo,Antonio, Lenir(casada com Felisberto Miranda) e Cerqueira (parentes de Paulo Cerqueira, )

    ResponderExcluir