domingo, 25 de setembro de 2011

Mês da Bíblia está na última semana

Caminhada Bíblica de São Félix
O mês de Setembro é dedicado a Bíblia, que é o livro onde contém a palavra de Deus. É importante dedicar esse mês para intensificar o estudo e a celebração da Palavra de Deus. O Brasil vive os 40 anos do mês da Bíblia,, mas não devemos esquecer de que a Bíblia deve ser sempre nossa companheira do dia-a-dia e não apenas lembrar de ler em setembro.
O mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente ao Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB/Paulinas), sendo posteriormente assumido como um projeto de Evangelização, pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina.
A Paróquia de Senhor Deus Menino abriu o mês bíblico com uma caminhada, que teve como local de partida a Igrejinha de São José, no Varre Estrada, e seguiu em direção à Matriz do Senhor Deus Menino.




Frei Patrício Sciadini nos aponta 3 atitudes fundamentais que precisamos saber antes de ler a Bíblia.

1. Lentamente: não somos acostumados a ler lentamente. Hoje temos quase uma “voracidade compulsiva” em ler muito. Há, poderíamos dizer, um “engordamento artificial” de idéias que não conseguimos digerir. É muito importante na oração evitar essa fome de palavra, ter mais cuidado na escolha do que lemos e ler mais lentamente, quase saboreando palavra por palavra, repartindo as palavras como se fossem uma fruta que queremos saborear e não apenas engolir;

2. Atentamente: prestar atenção ao que se diz ou se lê. Para Santa Teresa, este é o segredo da verdadeira meditação. É preciso, diz ela, saber o que diz e para quem diz, para que seja verdadeira oração. A mesma pedagogia devemos usar quando queremos compreender o que estamos lendo para poder penetrar no seu sentido. Três perguntas podem ser úteis aqui: "O que diz a Palavra? Para quem é dirigida? O que diz para mim hoje?". Essa releitura da Palavra é fundamental para, diante dela, não nos portar como espectadores ou visitantes de um museu, mas atualizá-la para a nossa vida.

3. Amorosamente: ler com amor, como se a Palavra ou texto fosse dirigido tão somente a nós. Essa personalização da Palavra é fundamental para que possamos ser “tocados” pelo espírito do autor que, quando escreveu, tinha uma finalidade: sermos gerados pela Palavra ouvida e meditada. Quando lemos algo com amor, isso produz mais fruto dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário