terça-feira, 5 de junho de 2012

Celebração de Corpus Christi em São Félix

Por Isabel Muniz


Este ano, celebramos a solenidade de Corpus Christi no dia 7 de junho, e na paróquia do Senhor Deus Menino, em São Félix, as comemorações começam com a Santa Missa às 08:00h, depois a procissão com os paroquianos, que levam Jesus Sacramentado pelas ruas da nossa cidade e em seguida, finalizando com a Benção do Santíssimo Sacramento.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue, todas as vezes que se fizesse isso em sua memória.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses. Nesse dia, em algumas cidades, são confeccionados tapetes nas ruas com dizeres e figuras relativas à data, utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, areia e alguns pequenos acessórios. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário