sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Agosto Mês das Vocações



Agosto na Igreja Católica é chamado mês vocacional

            A palavra vocação se refere ao ato de chamar (vocatio), de escolha para algo ou para uma missão especifica de caráter religioso, porém não exclusivamente, visto que, todos somos chamados a reconhecer os nossos próprios talentos e colocá-los em prática, em uma ótica de fé, para o nosso bem e o bem do nosso próximo.
Pelo batismo somos chamados, desde cedo, a uma vida em união com Cristo e sua Igreja. Este chamado é ao mesmo tempo um chamado da graça à graça, isto é, ao apostolado e ao serviço.  Desse modo, somos inseridos na comunidade cristã, onde crescemos, vivendo a experiência dos nossos pais, avós, padrinhos, amigos, padres, religiosos e religiosas.
 Assim, o jovem vai descobrindo o caminho que quer seguir, e que bom quando ele percebe que Deus tem um chamado especial em sua vida e assim sendo, mais uma vez o testemunho das pessoas que foram referência na infância e adolescência tem grande valor.
 De fato, somos consagrados pelo batismo e somos chamados a uma vida cristã profundamente comprometida com a causa de Cristo e de sua Igreja, ou seja, Deus nos chama a viver uma vida engajada na construção do seu Reino. Deste modo, estaremos a viver aquela vocação primeira para todos os filhos de Deus: a santidade.
Contudo, uma das formas especiais de viver esta vocação é a consagração a Cristo como sacerdote. “O sacerdócio é opção que qualquer cristão do sexo masculino faz para cumprir a missão de batizado”. Uma vez que participamos do múnus sacerdotal que recebemos dos Apóstolos, somos configurados a Cristo para desenvolver no mundo a mesma missão de Jesus, libertar (perdoar), exortar e santificar. Você jovem que deseja ser padre, para exercer essa missão tão sublime, procure o pároco da sua paróquia e converse sobre esse possível chamado de Deus para sua vida. Não tenha medo, Deus confia em você.
 Pe. João Carlos dos Santos Pestana
Pároco





Nenhum comentário:

Postar um comentário